Sindilojas e Acena reforçam pedido para instalação do Ronda no Bairro em audiência com o governador

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas), Wilton Malta, e o presidente da Associação do Centro Novo (Acena), Cláudio Júnior, reforçaram mais uma vez o pedido para a implantação do programa Ronda no Bairro em audiência com o governador em exercício, Ronaldo Lessa.

“Pedimos ao governador para colocar em prática o Ronda no Bairro. Sabemos que o programa já tem uma sede; tivemos um café da manhã com o secretário de Segurança [Flávio Saraiva], que também prometeu, mas, na prática, até agora não foi implantado. Esse programa é necessário tanto para o comércio quanto para os bairros, em função do número de assaltos e arrombamentos em nossa cidade”, explicou Cláudio Júnior.

A implantação do programa, que funciona por meio de patrulhas que atuam com abordagens de proximidade, social e comunitária, é um pleito antigo do comércio de Arapiraca e, desde 2018, é uma promessa do governo do Estado. O programa já divulgou edital de seleção para militares da reserva em Arapiraca e já tem uma sede, localizada no antigo imóvel da SMTT, mas não há previsão para instalação.

Na audiência, que aconteceu na sede da governadoria, em Arapiraca, na quinta-feira (7), também estiveram presentes o secretário executivo de Articulação Política do Estado, José de Macedo, o secretário executivo de Articulação Social do Estado, Eli Mário Magalhães, além de representantes do PDT em Arapiraca.

O Sindilojas e a Acena também cobraram a promessa de instalação do sistema de videomonitoramento, projeto que faz parte das articulações para a melhoria da segurança pública na cidade, o qual prevê a instalação de 70 câmeras em pontos estratégicos da cidade e uma central de monitoramento. Ainda sobre segurança, também foi discutida a transferência de plantões da Central de Polícia de Arapiraca para a delegacia regional de Palmeira dos Índios, o que dificulta a realização de boletins de ocorrência.

“Também conversei com o governador sobre a necessidade do comércio de melhorias no funcionamento do Instituto de Identificação. Atualmente, para tirar ou renovar a identidade, a pessoa leva de 60 a 90 dias para receber o documento. Dei como exemplo Sergipe, que tem uma metodologia mais eficiente. Você chega na rodoviária ou no shopping, no primeiro guichê entrega a documentação e informa o tipo de serviço, vai para o segundo guichê, onde colhem as digitais e tiram fotos, espera um pouco, e no terceiro guichê já recebe a identidade. Da chegada à saída, a pessoa leva no máximo 1h e já sai com o documento em mãos”, explicou o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.

O governador Ronaldo Lessa anotou a pauta discutida na audiência e se comprometeu a discutir os temas com a equipe de governo. Durante a reunião, o presidente do Sindilojas também convidou o governador para um café da manhã com os empresários de Arapiraca, para ouvir os pleitos da categoria.