Com o objetivo de proporcionar mais segurança para as pessoas que circulam pelo centro de Arapiraca e minimizar os prejuízos às empresas em caso de incêndio, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Arapiraca e a Associação do Centro Novo (ACENA) promovem, na próxima quarta-feira (25), o primeiro treinamento para a formação de brigadistas.
“É muito importante que cada empresa tenha pelo menos um funcionário treinado para lidar com situações de incêndio porque, em muitos casos, é necessário tomar providências antes mesmo da chegada dos bombeiros ao local, o que pode reduzir os prejuízos materiais e até mesmo salvar vidas”, declarou o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.
Segundo o presidente da Acena, Cláudio Júnior, a criação de uma Brigada de Incêndio do Comércio de Arapiraca era um desejo antigo das duas instituições. “A brigada é um sonho antigo meu e do Wilton Malta, que ficou mais urgente quando tivemos uma série de incêndios em postes provocados por curto-circuitos. Isso gerava pânico e medo nas pessoas que estavam passando pela rua e também nos empresários”, afirma.
O presidente da associação relata um caso recente de um empresário que poderia ter sofrido um grave acidente ao tentar utilizar um extintor de incêndio inadequado em uma ocasião. “No último incêndio que aconteceu, o empresário, com medo de que o fogo do poste atingisse a loja dele, pegou o primeiro extintor que viu e, por sorte, foi avisado antes que ele pudesse acioná-lo de que não se deve usar extintor de água em incêndios de postes de energia. Então, eles pegaram os extintores corretos e as chamas foram apagadas”, contou.
O treinamento para brigadistas acontecerá no auditório do Sesc, das 8h às 12h, e será ministrado pela Olisant, parceira do Sindilojas e da ACENA nesta ação. O curso é gratuito para as empresas do comércio de Arapiraca, conta com poucas vagas disponíveis e oferece uma série de vantagens às empresas participantes, como descontos de 50% nas recargas de extintores e mangueiras, além de descontos em todos os itens do projeto de incêndio.
A empresa também receberá um selo para colocar na fachada, indicando que o local possui um brigadista de incêndio capacitado, além de orientação para a instalação de um projeto de incêndio.