A apresentação de dados e a discussão sobre estratégias para reduzir os crimes de roubo, furto e arrombamentos a estabelecimentos comerciais em Arapiraca foi a pauta do café da manhã promovido pelo Sindilojas Arapiraca com a cúpula da Segurança Pública, na última sexta-feira, 30 de junho.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Luciano Felizardo, o secretário municipal da Ordem Pública, Enio Bolivar e o deputado estadual Ricardo Nezinho, discutiram com os empresários meios para melhorar a segurança pública na região central do município.
Conforme dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da SSP, entre 1º de janeiro a 27 de junho deste ano ocorreram 136 furtos, 69 roubos, 35 casos de tráfico de drogas e 11 homicídios no Centro de Arapiraca. A maioria dessas ocorrências foi registrada a partir das 18h, após o fechamento dos estabelecimentos comerciais.
De acordo com Flávio Saraiva, esses dados são utilizados para traçar estratégias de ações de segurança pública, como as que possibilitaram a redução nos homicídios em mais de 50% em menos de dez anos em Arapiraca. “Se todas as ocorrências estivessem de fato no mapa, se não houver subnotificação, a gente tem condições de melhorar e tornar mais eficiente as estratégias em execução”, declarou.
Durante a reunião, o presidente da Associação do Centro Novo, Cláudio Júnior, que também lidera o movimento para reduzir a criminalidade no Centro de Arapiraca, solicitou a colocação de um ônibus ou ponto-base da Polícia Militar no comércio. “A presença da PM tem o poder de coibir a criminalidade, além de facilitar o contato no momento que houver ocorrência em nossos estabelecimentos”, justificou.
O comandante do BPM, coronel Felizardo, afirmou que o pedido poderá ser atendido e informou ainda que é apenas questão de meses para que o projeto Ronda no Bairro seja colocado em prática. “O pessoal já recebeu treinamento e está pronto para atuar, falta apenas concluir a reforma necessária no imóvel que vai funcionar como base do projeto, que é ligado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)”, completou.
Durante a reunião, uma das medidas discutidas para reduzir a criminalidade foi a instituição da Guarda Municipal. O Secretário de Ordem Pública, Ênio Bolivar, afirmou que apesar de o processo burocrático ser lento, a prefeitura está compromissada com essa e outras medidas. “O termo de referência para a Guarda Municipal está em fase de licitação e, além disso, estamos planejando também a colocação de totens, ligadas ao centro de comando, para unir tecnologia e material humano para reforçar a prevenção à criminalidade. Mas a burocracia é grande. Colocar tudo isso em prática não é tão fácil”, explicou.
Ao final do encontro, o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta reforçou a necessidade de união de forças entre os empresários e o poder público para trazer melhorias que beneficiem a todos. “A presença do secretário Flávio Saraiva e de todas as autoridades presentes é muito importante para que possamos compreender melhor o que está acontecendo em Arapiraca e a buscar soluções mais eficazes. Pudemos ver aqui que só conseguiremos melhorar a segurança se nós todos trabalharmos juntos com este objetivo”, afirmou.