Reivindicação antiga dos empresários, ordem de serviço do Centro Novo é assinada pela prefeitura de Arapiraca

Após quase oito anos de espera, muitas promessas e várias tratativas, o projeto de revitalização do Centro Novo finalmente vai ser executado. Com a ordem de serviço assinada pelo prefeito Luciano Barbosa, pelo presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta e pelo presidente da Associação do Centro Novo (ACENA), Cláudio Júnior, a obra passa a ser executada a partir da próxima segunda-feira, 02 de outubro.

“Entre 2013 e 2015, junto com vários empresários caminhamos por várias cidades do Sul do país. fomos ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com comitivas formadas por 20 a 30 empresários e empresárias olhando o que tinha de melhor nesses locais para trazer para a nossa cidade. Já naquele momento sofríamos com a decadência das instalações públicas no nosso comércio e foi em 2015 que, junto com o Sebrae, conhecemos em Florianópolis a rua fechada, que além de bem localizada e que tinha como atrativo a revitalização. Daí surgiu a ideia de trazer essa iniciativa para cá”, lembrou o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.

O presidente da Associação do Centro Novo (ACENA), Cláudio Júnior, lembrou da importante contribuição do Sebrae na elaboração do projeto. “O Sebrae foi quem nos apresentou esse projeto, que trabalhamos desde 2016. Foram muitas reuniões, pensamos na sustentabilidade e também no todo. Arapiraca merece esse Centro revitalizado. Como presidente da ACENA, fui muito cobrado sobre esse projeto e um tempo atrás, o prefeito Luciano Barbosa olhou nos meus olhos e disse que iria realizar. Hoje é a prova do compromisso e da honradez do nosso prefeito”, agradeceu.

A obra, orçada em pouco mais de R$ 5 milhões, tem previsão para conclusão em 14 meses, mas a empresa responsável, GNG Construções e Engenharia, mas a expectativa é de que a obra seja concluída em 12 meses ou menos.

A região do Centro Novo, que consiste na área entre as praças Bom Conselho e Manoel André e rua Aníbal Lima, vai receber várias intervenções: revitalização dos passeios e escadarias, obras de acessibilidade, reconstrução dos três quiosques e do banheiro público, modernização do ponto de táxi, iluminação em led, passagem subterrânea para fiação de internet e energia elétrica, áreas de convivência, pergolados e substituição das pedras portuguesas por piso cimentício.

Os empresários do Centro Novo irão fiscalizar de perto o andamento da obra já tem uma reunião marcada com a construtora para a próxima terça (03). Entre os assuntos que deverão ser discutidos está o palco na praça Bom Conselho. O projeto original da obra prevê a revitalização, mas os empresários pediram a demolição da estrutura, que havia se tornado um problema para segurança no local.

O prefeito Luciano Barbosa reconheceu o empenho dos empresários e declarou que a revitalização do Centro Novo é uma forma de recompensar e auxiliar os empresários em sua contribuição para o desenvolvimento econômico de Arapiraca.

“Ano que vem Arapiraca está completando cem anos e a gente não pode esquecer aqueles que construíram a nossa história. A gente tem que destinar uma dedicação especial ao pessoal do Centro, que é lutador, que disputa com o shopping e que precisam desses atrativos. Foram eles que fizeram Arapiraca chegar onde chegou nestes quase cem anos e ainda sofreram muito com a pandemia. Então, nada mais justo do que retribuir essas pessoas que ajudam tanto empregando, gerando renda e fazendo Arapiraca ser uma cidade viva”, afirmou.