NOSSA CIDADE

Arapiraca, localizada no coração de Alagoas, é o município mais desenvolvido no interior do Estado. A capital da Região Metropolitana do Agreste é o polo econômico e educacional para mais 14 municípios do Agreste alagoano.

O município, que possui 345.655 quilômetros quadrados de área e população estimada de 234 mil habitantes, ultrapassa Maceió na geração de empregos. De acordo com dados do Caged de outubro de 2021, o município é responsável por 67% das admissões no mercado formal de Alagoas. A cidade é sede de 15.813 empresas e possui PIB de R$ 4,4 bilhões, conforme dados do IBGE de 2019.

O município surgiu a partir do povoado fundado por Manoel André, na primeira metade do século XIX, quando ele escolheu para morar junto com a família a planície fértil às margens do Riacho Seco, onde um pé de arapiraca – “ramo que arara visita” – se destacava na vegetação.

Desde aquele período, o empreendedorismo já fazia parte da cultura local. Os primeiros moradores vendiam os produtos agrícolas na feira de Lagoa dos Veados e, para auxiliar no escoamento da produção, Manoel André abriu trilhas em direção a outros povoados da região.

Até ser emancipado, em 30 de outubro de 1924, o município já foi subordinado a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro. O primeiro prefeito, Esperidião Rodrigues, foi também o proprietário da primeira casa de negócios da cidade, no ramo de estivas e tecidos, além de ser o responsável pela criação da feira de Arapiraca, que se desenvolveu ao longo das décadas e chegou a ser a segunda maior feira livre do Brasil, perdendo em tamanho apenas para a feira de Caruaru (PE).

Além da feira, a cidade também foi conhecida por várias décadas como “Terra do Fumo”, devido a produção e comercialização de fumo de corda. E, na década de 2010 recebeu o título de “Metrópole do Futuro” pela revista Veja, em decorrência do crescimento econômico e social vivido à época.

Em 2022, faltando apenas dois anos para o centenário de Arapiraca, o Sindilojas completa 30 anos de fundação no município, contribuindo para o desenvolvimento do nosso povo.