Temporada vai de 15 de março a 31 de maio; habitualmente, período para acertar as contas com o Leão vai até o fim de abril
A Receita Federal informou nesta terça-feira (14) que o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 (ano-base 2022) começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio.
O prazo de entrega normalmente vai até o mês de abril, porém, neste ano, o contribuinte vai ter pelo menos mais 30 dias para juntar os documentos e enviar o ajuste anual para a Receita.
Segundo o Fisco, a alteração tem por objetivo permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida. Este modelo de declaração permite o preenchimento de quase todas as informações de forma automática. No ano passado, a Receita Federal ofereceu a declaração pré-preenchida para o contribuinte que utilizasse o login com o gov.br, com autenticação nível prata ou ouro.
Assim como nos anos anteriores, a entrega será feita de forma online. Os detalhes das regras do IR deste ano devem ser divulgados no próximo dia 27 pela Receita Federal. Apesar das promessas de campanha do presidente Lula, o IR deste ano, referente ao ano-calendário de 2022, não deve ter a tabela atualizada, já que não houve mudança no ano passado ou alguma medida provisória assinada para este ano. Com isso, contribuintes que ganham acima de 1.903 reais, menos de 1,5 salário mínimo, devem ser obrigados a apresentar a declaração.
Fonte: Veja