Delegação de Alagoas marcou presença no 39º CNSE

Evento reuniu lideranças sindicais de todo País em Balneário Camboriú (SC)

Nos dias 15/05, 16/05 e 17/05, a cidade de Balneário de Camboriú sediou a 39º edição do Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais (39º CNSE), reunindo lideranças, assessores e executivos de entidades sindicais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de todo o país. O encontro destaca-se por debater temas relevantes à atuação das entidades patronais, por isso a importância da participação da delegação alagoana, composta por representantes do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac AL e sindicatos filiados.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Adeildo Sotero, o momento é rico para a troca de experiências. “Discutimos assuntos como convenções coletivas, contribuições sindicais e apresentações de cases de projetos voltados aos nossos representados, o que acaba repercutindo positivamente na gestão das entidades por inspirar ideias e projetos que venham a contribuir com o desenvolvimento de nossos segmentos”, destaca.

Além de Sotero, que também representa o Sindilojas União dos Palmares, estão na delegação o vice-presidente da Fecomércio, Valdomiro Feitosa, e o conselheiro José Carlos Medeiros; e os presidentes do Sirecom AL, Manoel Baía; do Sincofarma, Antônio Vieira; Sincadeal, José Vieira; e do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta; os diretores regionais do Sesc e do Senac Alagoas, respectivamente Carlos Pessoa e Felipe Dietschi; Vitório Malta, assessor da direção regional e da presidência do Senac; o superintendente da Fecomércio, Allan Souza, e o assessor jurídico da entidade, Pedro Leão; e a executiva e a tesoureira do Sindilojas Arapiraca, Kledja Soares e Rosa Santos.

 

Programação

No primeiro dia, a dinâmica do congresso promoveu o encontro de assessores de comunicação, de assessores jurídicos e de executivos com a apresentação de cases que, apesar de serem de diferentes regiões do país, retratam aspectos comuns à realidade das entidades sindicais, a exemplo do associativismo, da autossustentabilidade, assessoria de imprensa e redes sociais.

No segundo dia do evento, os destaques foram os painéis Cenário Político e Econômico, com o jornalista Gerson Camarotti (PE) e o economista e jornalista Luís Artur Nogueira (SP), tendo como moderador o também jornalista Claudio Prisco Paraiso (SC); e a Reforma Tributária e Leis Complementares, com Gilberto Alvarenga, consultor tributário da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do deputado federal Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes (MG). Entre os palestrantes da tarde foram Rita Cássia Conti, diretora da Mensageiro dos Sonhos, que comandou o Encontro com a Mulher Empresária – Apresentação de cases de sucesso.

Na sexta-feira (17), palestra motivacional Vivendo e Aprendendo a Jogar, com Nelson Freitas (SP) foi um dos pontos da programação, que começou o dia debatendo o alcance das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca de prevalência das cláusulas negociadas frente ao legislado e contribuições sindicais, tendo como palestrante o desembargador Cesar Luiz Pasold Júnior (SC).

Fonte: Fecomércio AL, com adaptação