O “Bate-Papo com a Receita” lotou o auditório do Sebrae na última quinta-feira (13). Profissionais e estudantes de Contabilidade aproveitaram para tirar dúvidas e se atualizar sobre práticas para melhorar o atendimento a seus clientes.
O evento, realizado em alusão ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril, foi promovido pela Delegacia da Receita Federal em Alagoas e Conselho Regional de Contabilidade, com o apoio do Sindilojas Arapiraca, Ascontal, SEBRAE, CEBRAC e UNEAL.
O delegado da Receita Federal em Alagoas, Reinaldo Almeida, conversou com o público sobre as novidades na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IPRF 2023), também falou sobre a doação de pessoas físicas de parte do valor a declarar para os fundos de Direitos da Criança e do Adolescente e de Direitos da Pessoa Idosa.
“Atualmente o percentual de destinação é de apenas 2% do potencial, então temos um campo de 98% para avançar e os contadores são muito importantes nesse processo. Por isso a Receita e eu estamos muitos satisfeitos em estar aqui, admirados com o envolvimento dos profissionais de Contabilidade de Arapiraca”, declarou.
O delegado da Receita explicou que, além de ser pouco conhecida, a doação aos fundos de direito ainda gera muita insegurança aos contribuintes pessoa física. “O contador é muito importante nesse processo, porque ele é que vai dar segurança aos seus clientes em fazer a destinação, que só tem pontos positivos: além de ajudar a esses fundos, o contribuinte sequer arca com o valor financeiro. Ao final da declaração, após o recolhimento da destinação, caso ele tenha imposto a pagar, o valor doado é descontado; caso tenha valor a receber, vai ter devolvida a doação que ele fez”, explicou.