Campanha de Combate a Dengue | Para fazer diferente é preciso agir antes

Em meio à alta de casos de dengue por todo Brasil, é preciso ficarmos atentos as principais formas de prevenção e cuidados com a medicação.

Confira as dicas de como eliminar o foco da doença, além de informações sobre medicamentos e vacinação.

Faça a sua parte e compartilhe essas informações com seus amigos e familiares!

Todo cuidado é pouco!

 

 

Em caso de dengue, o sistema de coagulação sanguínea do indivíduo pode ser afetado, aumentando o risco de hemorragias. Medicamentos como ácido acetilsalicílico (aspirina), ibuprofeno e naproxeno podem piorar essa situação, tornando as hemorragias mais prováveis.

💊Portanto, é importante evitar esses medicamentos e optar por paracetamol para aliviar a febre e a dor, sob orientação médica.

Fonte: Sesau Alagoas

 

   

Ano após ano, com o aumento de casos de dengue, aumenta também a proliferação de desinformação sobre a doença. Uma delas é a de que o consumo de vitaminas do complexo B previne contra a doença, ou que o seu cheiro forte espanta o mosquito.

Embora as vitaminas do complexo B sejam importantes para o funcionamento adequado do corpo, não existe nenhuma comprovação científica que suporte a hipótese de que elas tenham efeito direto na prevenção ou tratamento da doença.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus da dengue, então fique atento! Se você ainda não tem acesso à vacina, use repelentes e cuide de sua casa e quintal para que objetos não acumulem água parada, ambiente onde o mosquito se multiplica. O controle do vetor é o principal método para a prevenção e controle da dengue e outras arboviroses.

O Ministério da Saúde disponibiliza o Manual de Manejo Clínico de Dengue para Adulto e Criança e o Fluxograma de Manejo Clínico da Dengue, para orientação dos profissionais de saúde no diagnóstico e no manejo clínico de pacientes com suspeita de dengue.

Ressaltamos que a conduta clínica recomendada pelo Ministério se baseia em evidências clínicas robustas e os medicamentos indicados têm aprovação da ANVISA e se encontram na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Sistema Único de Saúde.

Recebeu algum conteúdo duvidoso? Entre no site gov.br/saudecomciencia e confira suas fontes.

Fonte: Ministério da Saúde

 

O combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos: governos e sociedade. Vamos juntos agir para eliminar os criadouros do mosquito.

Vamos agir juntos para que as histórias de dengue, chikungunya e Zika não continuem se repetindo. Evite água parada e elimine os criadouros do mosquito.

Junte família, amigos e comunidade para ajudar a eliminar os criadouros do mosquito na sua vizinhança.

Em caso de sintomas, procure uma Unidade de Saúde e não tome remédios por conta própria.

Saiba mais em gov.br/mosquito

Fonte: Ministério da Saúde