Agosto Lilás | Mês de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher

O Agosto Lilás é uma campanha que foi estabelecida pelo governo brasileiro em 2022, definindo esse mês como o de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. Essa iniciativa foi estabelecida por meio de uma lei, e a escolha de agosto se deu porque, nesse mês, foi sancionada a Lei Maria da Penha, referência no combate à violência contra a mulher no Brasil.

A campanha procura conscientizar a população para reprimir casos de violência contra a mulher em nosso país. Por meio do Agosto Lilás, são estabelecidas iniciativas para informar a população sobre como identificar violência contra a mulher e quais canais recorrer para fazer as denúncias. Nesse mês, diversas ações são realizadas para promover essa importante causa.”

Resumo sobre o Agosto Lilás

  • O Agosto Lilás é uma campanha criada com o objetivo de combater a violência contra a mulher no Brasil.
  • Essa campanha foi estabelecida em 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro.
  • Por meio dela, ocorrem iniciativas para conscientizar a população sobre a problemática da violência contra a mulher.
  • A escolha do mês de agosto se deu porque nesse mês foi sancionada a Lei Maria da Penha, em 2006.
  • A violência contra a mulher é um problema grave no Brasil, por isso, campanhas como o Agosto Lilás são necessárias.

O que é o Agosto Lilás?

O Agosto Lilás é uma campanha que foi criada com o objetivo de combater a violência contra a mulher no Brasil. Essa campanha utiliza o mês de agosto como referência para que eventos de conscientização aconteçam em todo o país por meio dos agentes públicos e dos meios de comunicação disponíveis.

Além da conscientização, a campanha do Agosto Lilás prevê a divulgação dos órgãos de combate e suporte para atender mulheres em situação de violência, difundindo os canais de denúncia e quais são as medidas existentes para garantir a proteção de mulheres que sofrem violência. Medidas como o Agosto Lilás se fazem necessárias diante do enorme problema da violência contra a mulher no Brasil.”

Significado do Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher. A campanha é parte de um esforço de conscientização popular sobre essa questão, incentivando a denúncia e a repressão de casos do tipo em nosso país. É uma campanha que visa à redução da violência contra a mulher no Brasil e que transforma o mês de agosto como um período dedicado à proteção das mulheres em nosso país.

Objetivos do Agosto Lilás

O Agosto Lilás tem como objetivo contribuir para a conscientização sobre a problemática que é a violência contra a mulher em nosso país. É um mês dedicado a reforçar as iniciativas de proteção às mulheres, tendo como objetivo:

  • Propor debates em todo o país sobre a questão da violência contra a mulher.
  • Realizar eventos públicos que pensem em políticas públicas em defesa das mulheres que sofrem violências.
  • Garantir o acesso à informação sobre os canais de denúncia para relatar casos de violência contra a mulher.
  • Conscientizar a população sobre as instituições que atuam em casos de violência contra as mulheres e quais são as medidas que podem ser tomadas para garantir a defesa delas.
  • Sensibilizar a população acerca do grave problema que é a violência contra a mulher.
  • Cobrar o apoio do governo brasileiro a iniciativas sociais para prevenir a violência contra a mulher.
  • Conscientizar a mulher acerca de todos os tipos de violência que ela pode sofrer.

No geral, todas as iniciativas durante o Agosto Lilás objetivam reduzir a violência contra a mulher no Brasil. Além disso, o Agosto Lilás procura difundir informação a respeito das ações a serem tomadas para dar suporte às mulheres que passam por algum tipo de violência.

Importância do Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha de grande importância porque luta contra a violência contra a mulher, buscando reduzir esse tipo de crime em nosso país. A importância dessa campanha também está na sua busca por garantir acesso à informação às mulheres que procuram ajuda para sair de uma situação de violência.

Uma das grandes contribuições do Agosto Lilás é sua busca pela popularização de algumas informações vitais para combater a violência contra as mulheres. A primeira delas é conseguir identificar um cenário de violência contra a mulher, uma vez que vai muito além da agressão física. Os tipos de violência que podem ser realizados contra uma mulher são:

  • Violência física: envolvendo qualquer tipo de agressão.
  • Violência sexual: quando a mulher é obrigada a realizar alguma prática sexual contra a sua vontade por meio da força, da intimidação ou do constrangimento.
  • Violência psicológica: ações que envolvem agressões emocionais que buscam degradar, manipular, humilhar uma mulher, entre outros tipos de ações.
  • Violência moral: consiste em promover humilhação pública de uma mulher, expondo atos de sua vida, inventando mentiras contra ela etc.
  • Violência patrimonial: ações que buscam afetar negativamente a vida de uma mulher por meio do dinheiro, afetando seu sustentando, controlando dinheiro que pertence a ela, destruindo bens dessa mulher etc.

A partir do momento que o quadro de violência contra a mulher é identificado, o Agosto Lilás também tem grande importância em informar a população sobre os locais de denúncia. Atualmente, o Ligue 180 é o principal canal de denúncia para casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Essa central encaminha as denúncias para os órgãos responsáveis, além de monitorar o avanço das denúncias realizadas. Outras denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil; pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; e pelo Telegram, por meio do perfil Direitos Humanos Brasil. O atendimento no Ligue 180 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Por fim, vale destacar que medidas como o Agosto Lilás são fundamentais no Brasil, uma vez que o histórico de violência contra a mulher é muito extenso aqui. As estatísticas são evidências do tamanho do problema que são a misoginia e a violência contra a mulher no Brasil, pois estima-se que mais de 800 mil estupros ocorram, por ano, em nosso país. Além disso, estima-se que uma mulher é vítima de feminicídio em nosso país a cada sete horas. Esses dados apontam a importância de iniciativas como o Agosto Lilás.”

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/agosto-lilas.htm