16 de julho de 1992: Sindilojas Arapiraca foi criado após “locaute” no comércio

16 de julho é lembrado como Dia do Comerciante, mas em 1992 os empresários do comércio de Arapiraca não tinham o que comemorar. A instabilidade provocada pela grave crise econômica que o país atravessava na época, levou um grupo de empresários a se reunir para criar o Sindicato do Comércio Varejista, conhecido também como Sindilojas Arapiraca, como uma forma de unir forças e defender os interesses no setor.

Naquele período, a moeda nacional era o Cruzeiro e o salário mínimo era de Cr$ 230 mil. A Poupança, principal aplicação financeira acumulava rendimento de 1.281% ao ano. Já a inflação anual era de 938% e os juros por atraso de pagamento giravam em torno de 25% ao mês. Enquanto isso, aproximadamente 11% da população ativa estava desempregada no país.

Em Arapiraca, as instituições bancárias restringiam e dificultavam o crédito para os fumicultores, devido campanhas de saúde e propaganda contra o consumo do tabaco. O setor de comércio e serviços começava a sobressair, mas devido a falta de informação, os empresários eram surpreendidos com as novas regras no direito do trabalho e eram alvo frequente de fiscalizações.

“A situação era tão crítica que o comércio de Arapiraca parou em protesto. Fizemos um locaute, baixamos as portas porque estava difícil suportar a situação. Além disso, nós éramos muito dependentes de Maceió, as convenções coletivas eram feitas lá, sem levar em consideração nossos costumes e feriados. Então surgiu a necessidade de criar uma entidade para proteger os interesses dos empresários de Arapiraca”, relata o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.

Com a orientação de advogados, um grupo de 68 empresários de Arapiraca fizeram uma assembleia criando o Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca. Dias depois, antes mesmo de a entidade ser reconhecida pelo Ministério do Trabalho, o número de sindicalizados já era 155, mais que o dobro do grupo inicial.

A data escolhida para a assembleia de fundação do Sindilojas foi a do Dia do Comerciante, instituído em 1953, em homenagem ao nascimento do Visconde de Cairú, José da Silva Lisboa, que nasceu em 1756 em Salvador (BA). Ele foi economista, historiador, jurista, publicista e político que deu grande contribuição para o desenvolvimento do Brasil Colônia, como a abertura dos portos e o fim da proibição real das instalações de manufatura no Brasil. Essas ações e sua influência auxiliaram no processo que levou o Brasil a declarar independência de Portugal, em 1822.

Para saber mais sobre o Sindilojas Arapiraca, acesse: www.sindilojas-Arapiraca.com.br ou ainda @sindilojasarapiraca no Instagram